A voz de Saramago

“Acho que na sociedade actual nos falta filosofia. Filosofia como espaço, lugar, método de refexão, que pode não ter um objectivo determinado, como a ciência, que avança para satisfazer objectivos. Falta-nos reflexão, pensar, precisamos do trabalho de pensar, e parece-me que, sem ideias, nao vamos a parte nenhuma.”

A voz de José Saramago é sem dúvida persistente. Por suas posições e por sua habilidade em ter visto o mundo não com os olhos de quem poderia ter dito amém e ser idolatrado por servos de igrejas a quem  é a personificação ateista da actual sociedade.

Defendeu até o fim de sua vida a coerência de suas crenças, políticas e ideoligicas. Tornou sua obra um caminho para difundir pensamentos. Enxergou no ser humano sua capacidade de ser seu próprio Deus e seu próprio Diabo. Quando humanizou Jesus Cristo em um de seus romances, declarou sua intenção, enquanto aqueles que dizem que o amam estão o vendendo como carne de segunda em seus templos.

 Se Deus é meramente considerado uma figura pertinente das religioes, não gerador de mudanças, serão culpados de sua inercia os seus próprios divulgadores. Esses deveriam olhar profundamente dentro de si e rasgar o peito a procura de um coração, pois ensinam amor, caridade,  para com o mundo montados sobre a base nefasta do dinheiro.

São sujos “santos” utilizando o bem, injustiças e desoloção do próximo. Ao tornar-se humano mesmo literalmente a ideia feriu moralmente o príncipio da fé cristã ou ao princípio dos aproveitadores? Sua obra é eterna. É referência de um escritor situado no seu tempo. Podem os divergentes negarem seus pontos de vista, nunca poderão negar porém sua passagem marcante e contudente.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s